GOVERNO ANUNCIA PROPOSTA PARA AUMENTAR TEOR DE ETANOL NA GASOLINA PARA 30%
O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) deverá discutir na sua próxima reunião uma proposta para aumentar o teor de etanol na gasolina. A ideia é elevar o índice dos atuais 27,5% para 30%. A novidade foi anunciada hoje pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, durante a 6ª edição da Abertura da Safra Mineira da Cana de Açúcar, em Uberaba (MG). O ministro disse ainda que será criado um grupo de trabalho dentro do CNPE para discussão da medida.
“Este aumento deverá acontecer de maneira gradual, com previsibilidade e transparência. Vamos fazer essa avaliação técnica junto com a indústria automotiva e o setor produtivo de etanol para dar segurança aos consumidores. O aumento do teor de etanol vai contribuir para segurança energética do nosso país, com a redução das importações de gasolina e para a transição energética, pela redução das emissões de gases do efeito estufa”, defendeu Silveira.
Durante o evento em Uberaba, o ministro também ressaltou novas medidas que visam o fortalecimento do setor de etanol para ampliar a previsibilidade e a segurança para os investidores, como a retomada do Renovabio. Alexandre Silveira ainda reforçou a criação do Programa Combustível do Futuro, que irá estabelecer um grande marco para o setor de biocombustíveis. O projeto deverá ser enviado em breve ao Congresso Nacional.
“Dentro do Programa, o Brasil vai valorizar a mobilidade sustentável de baixo carbono com utilização do etanol e, ainda, estimular a indústria automobilística a produzir veículos flex híbridos. Outro marco será o incentivo à produção de bioquerosene de aviação, cuja principal matéria-prima são resíduos da indústria do álcool”, explicou.
Deixe seu comentário